Pages

Tradutor De Idiomas:

Wednesday, June 15, 2011

CBF volta a reconhecer Sport como único campeão em 1987

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) reconheceu a decisão judicial que confirma o Sport Clube do Recife como único campeão brasileiro de 1987. A entidade divulgou a nota com a resolução assinada pelo presidente Ricardo Teixeira confirmando o acatamento da determinação emitida no dia 27 de maio pela 10ª Vara da Justiça Federal de Pernambuco.

No texto do documento, há a informação de que a decisão judicial é "passível de recurso" e que o reconhecimento do título também ao Flamengo (campeão da antiga Copa União) "não contraria os limites da coisa julgada". O Flamengo já informou que vai recorrer da decisão e que pretende levar o caso à Fifa.
Entenda o caso

Em 1987, os principais clubes do país decidiram organizar o Campeonato Brasileiro por conta própria (criando o que ficou conhecido como Clube dos 13), com o nome de Copa União. A CBF determinou a divisão entre dois módulos, com os dois primeiros colocados de cada chave disputando um quadrangular final. Flamengo e Internacional, vencedores do Módulo Verde (que equivalia a Série A), se recusaram a disputar a fase final contra Sport e Guarani, finalistas do Módulo Amarelo (equivalente à Série B).

A CBF declarou o Sport como legítimo campeão brasileiro de 1987, enquanto o Flamengo conquistou a famosa "taça das bolinhas", se considerando até os dias atuais como hexacampeão brasileiro. A discussão foi parar na Justiça. Em dezembro de 2010, a entidade declarou que os torneios nacionais disputados desde 1959 seriam considerados títulos de Campeonato Brasileiro, fazendo com que os dois clubes dividissem a conquista.
(Fonte: Blog SRZD)

Terra assiste ao primeiro eclipse total lunar do ano!


O mais longo eclipse total da Lua, nos últimos 11 anos, terminou por volta das 19h15 nesta quarta-feira. O fenômeno teve início momentos antes do pôr do Sol. O eclipse pôde ser visto por toda Terra e também foi transmitido pela internet.
Mesmo com céu nublado em alguma regiões, o Brasil pode ver eclipse por cerca de uma hora e 40 minutos. No total, foram quase cinco horas e meia. Segundo especialistas, o longo período do eclipse se deve a posição da Lua em relação à Terra. A Lua ficou avermelhada devido à luz solar.
O último eclipse total lunar como maior duração dessa maneira foi em julho de 2000. Segundo cientistas, o eclipse visto na Austrália teria componentes especiais, considerando que as cinzas do vulcão chileno Puyehue que estão na atmosfera poderiam acrescentar ao fenômeno tons de vermelho.