Pages

Tradutor De Idiomas:

Tuesday, April 26, 2011

Mapa, Evolução e Importância




O mapa já existe a mais de 4000 A.C. Era usado inicialmente apenas para localizar lugares onde os povos encontravam mais comida, frutas e animais para caça e água, eram feitos em paredes de cavernas pintados com sangue de animais mortos, também em pedras, madeiras e pedaços de tecido. Os mapas tinham como guias principais o sol e as estrelas, ou seja os trajetos dos mapas eram traçados a direção do sol como o norte nos dias atuais.
Os mapas com o tempo viraram documentos de sigilos disponíveis apenas para pessoas autorizadas, um prova simples disso e o que vemos em filmes e desenhos infantis, o mapa do tesouro, e também usado por sociedades secretas que usavam o mapa para orientar os seus membros.
Com o tempo os mapas foram evoluindo e mostrando não mais só lugares onde poderiam encontrar comida e água apresentavam também localizações de povoados (aldeias). Logo depois foi feito mapas mostrando o mundo ainda com a teoria da terra plana onde só apresentava a Europa e o oceano que eles acreditava que tinham um fim e logo depois um buraco negro. Com a descoberta da Terra sendo redonda e de outros continentes os mapas foram ficando cada vez mais completo, e hoje já possuem legenda, meridianos, trópicos, paralelos, rosa dos ventos.
Quando consideramos o acesso cada vez maior às informações, podemos perceber a importância que os mapas têm nos dias de hoje. Os mapas representam e sintetizam informações históricas, políticas, econômicas, físicas e biológicas de diferentes somente entre aqueles que participavam do poder. No presente, conhecer o funcionamento, as diferentes funções dos mapas e saber utilizá-los ajuda a resolver problemas cotidianos de planejamentos e projetos.
O mapa hoje é algo essencial. Não apenas porque nos ajuda a compreender as transformações e os problemas do mundo atual, mas também nos permite usufruir, com liberdade e segurança.