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Monday, April 25, 2011

Como Superar a Timidez









Nós duas já experimentamos diferentes variações de timidez e através de prática e maior consciência, ambas superamos isso. A seguir, dicas que nos ajudaram com esse sentimento inconfortável:
1. Entenda sua timidez
Procure entender o seu tipo único de timidez e como ele se manifesta na sua vida. Entenda quais situações disparam esse sentimento. E o que te preocupa nessas horas.
2. Transformando a consciência de si mesmo em auto-consciência
Reconheça que o mundo não está olhando para você. Além do mais, a maioria das pessoas está ocupada demais olhando para si mesmas. Ao invés de se observar como se você fosse as outras pessoas, traga sua consciência para dentro. Armado com o entendimento de o que te causa timidez, procure dentro de si e se torne uma presença observadora de seus pensamentos. Auto-consciência é o primeiro passo na direção de qualquer mudança ou melhoria de vida.
3. Encontre suas qualidades
Todos temos qualidades únicas e formas diferentes de nos expressar. É importante saber e aceitar plenamente as coisas que fazemos bem, mesmo se são diferentes do comum. Se todos fossemos iguais o mundo seria um lugar muito chato.
Encontre algo em que você seja bom e foque nisso. Uma qualidade identificada vai aumentar sua auto estima e ego, te ajudando a se identificar consigo mesmo. É uma melhora de curto prazo mas vai te dar a confiança para quebar a barreira de medo que você mesmo criou.
Descubra como sua qualidade te dá uma vantagem. Por exemplo, Amanda é naturealmente uma pessoa quieta, que prefere passar mais tempo sozinha. Ela aprendeu que escuta melhor que os outros e que percebe coisas que os outros não percebem durante conversas. Ela também descobriu que esse tempo que passa sozinha a ajudou a entender melhor a si mesma.
4. Aprenda a gostar de si mesmo
Pratique se apreciar e gostar da expressão única que é você. Escreva uma carta de amor para você, faça coisas que você gosta, retribua com gratidão ao seu corpo e gaste um tempo se conhecendo, saia sozinho.
5 - Não se conformar
Tentar se encaixar como todo mundo faz é exaustivo e não muito divertido. Entenda que não há nada de errado em ser diferente. Na verdade, debaixo da fachada de gente legal das pessoas populares, eles também sentem inseguranças, consciência de si mesmos, e se sentem desajeitados. Aceite que você pode não ser visto como a pessoa mais social e que você pode não querer ser assim. No fim do dia, ser popúlar não vai te fazer mais feliz. Aceitar suas qualidades únicas irá te libertar.
6. Foque nas outras pessoas
Ao invés de focar na sua falta de jeito em situações sociais, foque nas outras pessoas e no que elas tem a dizer. Se interesse em aprender sobre os outros, e tente fazê-los falar sobre eles mesmos. Você pode tentar pensar na seguinte questão durante a interação: o que eu gosto nessa pessoa?
7. Liberar ansiedade através da respiração
Ansiedade e medo podem te esmagar se você estiver praticando se tornar mais assertivo para superar esse medo.
* Uma técnica simples para acalmar essa ansiedade em pedaços mais gerenciáveis é respirar fundo com seus olhos fechados, enquanto se concentra apenas na sua respiração. Inspire e expire lentamente enquanto limpa todos seus pensamentos.
* Outra técnica vem da yoga: conte enquanto você inspira e depois quando você expira. Aos poucos aumentando o tempo de duração de inspiração e expiração. Exemplo, contar até 4 para inspirar e até 4 para expirar. Quando os dois estiverem no mesmo nível, incremente a contagem à sua expiração. Isso significa expirar um pouco mais devagar em comparação à inspiração. Continue por alguns minutos até que você esteja confortável, então acrescente mais um a contagem da inspiração. Você pode fazer isto facilmente em seu banheiro, ou em um quarto vago quando precisar.
8. Liberar ansiedade através de movimento
Uma forma de ver ansiedade é como energia bloqueada que precisa ser liberada. Nós podemos liberá-la através de movimento físico.
* Exercícios como corrida ou caminhada vão te ajudar a recanalizar um pouco de suas energias bloqueadas, mas também ajudam te tirando da situação e movendo seu estado mental. Esse estado mental mais fresco vai ajudá-lo a dar novas perspectivas às coisas.
* Outra técnica efetiva é um simples exercício/ meditação muscular. Sente-se ou deite-se. Torne-se consciente de cada parte de seu corpo, começando dos dedos dos pés e subindo até o topo de sua cabeça. Em cada parte do corpo, contraia os músculos da parte do corpo em que está se concentrando por 3-5 segundos, e depois relaxe. Repita isso até você chegar ao topo de sua cabeça. Lembre-se de respirar corretamente.
9. Visualização
Se visualizar em situações como uma pessoa feliz e confiante te ajuda a formatar sua percepção de si mesmo quando você realmente estiver nessa situação. Feche os olhos, sente-se em um lugar relaxante, ouça uma música relaxante e se imagine em uma cena ou situação e se veja do jeito que você gostaria de ser. Nesta cena, como você se sente? O que você escuta? Você sente algum cheiro? Você está se movimentando? O que você vê? Envolva todos os sentidos para torná-lo mais real.
10. Afirmação
Palavras podem carregar uma energia incrível. O que nós nos dizemos repetidamente, é ouvido pela nossa mente inconsciente, e ela pode agir de acordo. Se nós dissermos a nós mesmos repetidamente que somos incapazes e tímidos demais para fazer qualquer coisa, nós nos tornamos mais e mais atentos a fatos que comprovam esse "fato". Apesar de não podermos mentir para nós mesmos, visualização positiva e afirmação são úteis para nos colocar no caminho dos padrões de pensamentos positivos.